O preço do petróleo fechou em queda nesta sexta-feira em Nova York. Os sinais de que a produção vem sendo aos poucos retomada e a ligeira redução na demanda puseram um freio na escalada de preços da commodity.
O barril do petróleo cru para entrega em outubro, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, fechou o dia cotado a US$ 64,08, baixa de 0,63%. Foi o menor valor para um fechamento desde o dia 18 de agosto.
Com a lenta, mas constante, retomada da produção nas plataformas no golfo do México –atingidas pelo furacão Katrina no fim de agosto– e com a ligeira redução de demanda prevista por analistas, os preços do petróleo conseguiram recuar.
O preço da gasolina, que em alguns Estados americanos chegou a encostar nos US$ 3 por galão (3,785 litros), também começou a recuar, com a volta, aos poucos, da atividade normal nas refinarias americanas no golfo.
Alguns analistas, no entanto, lembram que a temporada de inverno no hemisfério Norte se aproxima e, com ela, o crescimento na demanda por combustível para aquecedores, o que deve colocar o preço do petróleo na trajetória ascendente de novo nos próximos meses.