Mercado

Setor de álcool inicia parceria com latinas

O presidente do Grupo Unialco , Luiz Guilherme Zancaner, confirmou ontem que foi definida a parceria com os grupos Pantaleón , da Guatemala, e Manuelita, da Colômbia, para a construção da usina de Suzanópolis, no oeste de São Paulo.

O acordo marca a entrada de empresas latino-americanas no controle de usinas sucroalcooleiras no Brasil, até agora restrito aos franceses dos grupos Tereos , Louis-Dreyfuss e Sucden .

De acordo com Zancaner, o Grupo Unialco terá 50% de participação na nova unidade e uma nova empresa, formada pelos dois outros grupos, terá o restante do capital acionário.

“A previsão é que sejam investidos R$ 70 milhões nas áreas agrícola e industrial nos três primeiros anos e que a usina inicie a moagem e a produção em 2008”, disse o empresário.

No primeiro ano a moagem será de 1,2 milhão de toneladas de cana para a produção apenas de álcool combustível, o que deve ocorrer até 2009.

“Na segunda etapa de produção, entre 2010 e 2011, a idéia é ampliar o processamento para 2 milhões de toneladas de cana e iniciar a produção de açúcar”, afirmou Luiz Guilherme Zancaner, que negociava a parceria com os estrangeiros há pelo menos um ano.