Mercado

EUA: açúcar não engorda, diz grupo açucareiro

Não há ligação entre o açúcar e a obesidade porque os problemas de saúde relacionados ao excesso de peso são provocados pelo consumo elevado de calorias e pela falta de exercícios físicos, disse um grupo norte-americano da indústria do açúcar hoje (10).

“Toda grande e ampla análise de um corpo vasto de trabalhos científicos continua a exonerar o consumo de açúcar como fator que provoque doenças relacionadas com o estilo de vida de uma pessoa, entre as quais a obesidade”, disse Andrew Briscoe, presidente e chefe-executivo da Sugar Association.

A declaração foi feita em um encontro anual da American Sugar Alliance, principal grupo do setor. A Sugar Alliance defende o consumo de açúcar como parte de uma dieta saudável, afirmou Briscoe. O principal argumento do grupo é que o consumo excessivo de calorias e a falta de atividades físicas provocam o aumento de peso, independente do consumo de açúcar.

Briscoe acrescentou que o consumo de açúcar per capita dos Estados Unidos caiu de uma estimativa de 102 libras (cerca de 46,26 kg) em 1972 para 63 libras (cerca de 28,5 kg) em 2002. Ele informou ainda que o consumo per capita atual dos EUA está na casa das 45 libras (por volta de 20,4 kg). “O açúcar não é parte das questões envolvendo a obesidade,” afirmou.

Briscoe disse que, em média, os consumidores estimam a quantidade de calorias em uma colher de chá de açúcar em 76 calorias, quando na verdade o número real é de 15 calorias. (Reuters)