
A petroleira Shell anunciou na manhã desta quarta-feira a compra da britânica BG em um negócio que soma cerca de 47 bilhões de libras – aproximadamente US$ 69 bilhões.
A operação envolve o pagamento em dinheiro e entrega de ações da companhia anglo-holandesa aos acionistas da BG.
A compra, que depende da aprovação das autoridades, foi aprovado pelo conselho de administração das duas petroleiras europeias.
De acordo com comunicado divulgado antes da abertura dos mercados europeus, a Shell pagará 383 centavos de libra em dinheiro e entregará 0,4454 ação da empresa anglo-holandesa por cada papel da BG.
Segundo a Shell, o preço final acertado pelas duas partes oferece aos acionistas da companhia britânica prêmio de aproximadamente 52% sobre o preço médio ponderado pelo volume de negócios nos últimos 90 dias.
A união das duas empresas é avaliada como o maior negócio entre empresas do setor de energia e gás da década e criará um novo gigante mundial do setor.
Atuais acionistas da BG serão donos de cerca de 19% da nova empresa formada pelas duas companhias. Ou seja, acionistas da Shell continuarão dominando a empresa.
(Fonte: Exame)