Mercado

Casa Civil prevê nova queda da taxa de juros neste mês

O ministro da Casa Civil, José Dirceu, disse ontem que a taxa de juros deve voltar a cair em dezembro, na próxima reunião do Conselho de Política Monetária (Copom). O ministro afirmou que o Brasil precisa atingir uma taxa de juros real (juro nominal descontada a inflação) “civilizada”, num patamar entre 6% e 8% ao ano, para que os recursos orçamentários possam ser utilizados para a retomada do crescimento econômico.

“É bom lembrar que quando assumimos o governo os juros estavam em 25%. Subimos para 26,5%, e agora estamos em 17,5%”, disse. Segundo Dirceu, o principal entrave para o desenvolvimento do país é o endividamento externo e interno. “A dívida interna é mais grave, já que o serviço dessa dívida custa 10% do Produto Interno Bruto do país, devido à elevada taxa de juros real, que mesmo sendo de 9,5%, ainda é alta para essa dívida”, afirmou.

O ministro da Casa Civil declarou que, nesse primeiro ano, o governo se dedicou a reorganizar o marco regulatório para permitir a retomada dos investimentos. “Vivemos uma situação completamente absurda. Ao mesmo tempo que precisamos de investimentos em infra-estrutura no país, não temos regras claras, não temos marcos jurídicos claros”. Ele destacou que os investimentos em infra-estrutura serão feitos por meio de parcerias entre o governo e a iniciativa privada. “Não estamos pensando em voltar ao passado e fazer o Estado investir como foi nas décadas de 60 e 70. Isso seria um erro”, completou. (Fonte: Agência Brasil)