Mercado

Em MG, o ICMS cai para etanol e sobe para a gasolina

Em MG, o ICMS cai para etanol e sobe para a gasolina

A partir desta quarta-feira (18/03), a incidência do Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) cai para o etanol hidratado e sobe para a gasolina.

No caso do biocombustível, a alíquota sai de 19% e vai para 14%. Segundo estimativa do Sindicato da Indústria de Fabricação de Álcool (Siamig), com a nova tributação o litro do etanol hidratado pode sofrer redução de R$ 0,12 a até R$ 0,27.

etanol-combustível-posto 2
Etanol: forte queda diante a concorrência

Segundo a entidade, a expectativa é de que a iniciativa dê maior competitividade ao combustível derivado da cana-de-açúcar produzido nas usinas do Estado. Minas tem 38 usinas em operação e a estimativa é de que o etanol crie um mercado de 700 milhões de litros por ano.

No caso da gasolina, a alíquota do ICMS passa de 27% para 29%.

Dessa maneira, vai ficar estabelecida em Minas uma das maiores diferenças entre as alíquotas de ICMS do etanol e gasolina do Brasil, 15 pontos percentuais, relata a assessoria do governo de Minas.

Com a redução do ICMS no etanol, também há expectativa de geração de mais emprego em toda a cadeia do setor sucroenergético mineiro, que hoje, segundo o Siamig, gera 80 mil postos de trabalho.