Mercado

Novo modelo elétrico será regulamentado por medidas provisórias

O novo modelo do setor elétrico brasileiro deverá ser regulamentado por duas medidas provisórias que só serão editadas após a chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da viagem de oito dias ao Oriente Médio. Os pontos principais do novo modelo pretendem atrair investidores privados e restabelecer o planejamento de longo prazo para evitar episódios como o racionamento de energia.

A ministra de Minas e Energia, Dilma Roussef, apresentou ontem o novo modelo energético aos líderes da base aliada do governo na Câmara dos Deputados. A proposta prevê a retomada dos investimentos para o setor, que será sustentado, segundo Roussef, porque “teremos um marco regulatório que vai permitir que o Brasil cresça, que haja segurança no abastecimento e modicidade tarifária”.

O novo modelo será regulamentado por duas medidas provisórias, uma mais genérica e outra mais específica, mas, ambas só serão editadas após o próximo dia 11, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva retornar ao país da viagem de oito dias aos países árabes. (Fonte: Agência Brasil)