Pelo menos mais nove versões de bicombustíveis chegarão ao mercado até o final do ano. Os confirmados são oCitroënC31.4 e 1.6, Peugeot 206 1.4, Renault Clio 1.0, Hatch e Sedan,GMVectra 2.0 e 2.4e Fiat Idea 1.4 e 1.8. O Idea, que brigará com o GM Meriva, será um dos principais destaques do semestre, ao lado do Vectra, que inaugura um novopatamar– odosmotoresflexíveis com mais de 2 litros. O Clio Sedan entrará num segmento onde o Siena não tem concorrente. Outro sedã que deverá se tornar flexível até ofimdoano éoMarea,queacabadeserrelançado com motor 1.6. Aadoçãodatecnologiatornouse uma questão de sobrevivência.“ Nãoacreditoquevamosvender mais ao oferecer essa tecnologia no C3 mas sem ela ficaríamos fora do mercado”, explica Domingos Boragina, diretor Comercial da Citroën. A marca também lançará, no começo de 2006, a Picasso com motor 1.6 flexível.Ocarro disputará consumidores com a Scénic, da Renault, única minivan 1.6 bicombustível do mercado. Outro que chegará no mesmo período é o Corsa 1.0Flexpower, conforme anunciou o presidente daGMno Brasil, Ray Young. “A oferta de bicombustíveis devecrescercadavezmais”,afirma o consultor de mercado e diretor da Megadealer José Caporal Neto. “Como essa tecnologia deixa o consumidor imune à eventuais crises do petróleo, é uma realidade que veio para ficar”, diz ele. Eoutrasmarcasdevemlançar seus flexíveis em breve. Notícia publicada recentemente em um jornal japonês afirmava que a Toyota pretende venderummodelo bicombustível no segundo semestre de 2006. A Toyota do Brasil ainda não tem uma posição oficial sobre o assunto. “Todas as marcas, sem exceção, têmveículosflexíveisemtestes”, diz Paulo Roberto Garbossa, consultor da ADK. “A questão fundamental é que cadauma precisa desenvolver um bom diferencial em relação à concorrênciaantesdelançarseuproduto no mercado. Senão, o investimento não compensa.”
Mercado
Pelo menos mais nove lançamentos até o fim do ano
Mais Notícias
Mais artigosMilho
Cerradinho anuncia expansão de unidade de etanol de milho
Unidade industrial de Chapadão do Céu (GO) da Cerradinho Bioenergia receberá investimentos de R$ 140 milhões
Biometano
Copersucar aposta em novos biocombustíveis e mira expansão sustentável
Biometano e biobunker entram na pauta, com inspiração no case da Usina Cocal, que conta com parte da frota abastecida pelo biocombustível
RenovaBio
Etanol importado dos EUA poderá emitir CBIOs; saiba mais aqui
Emissão de CBIOs por etanol comprado dos EUA está em certificado liberado pela ANP
Logistica
Terminal recém-inaugurado pela LDC pode receber até 6 mil toneladas de açúcar por dia
Terminal da LDC se tornará um novo modal logístico para as usinas localizadas no Centro-Sul do país, ao permitir o escoamento da produção de açúcar ao Porto de Santos via modal ferroviário
Mercado
Conheça as usinas que fabricam açúcar orgânico e podem ser prejudicadas com "tarifaço"
Com as novas tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, a taxação do produto pode chegar a 98%
Administração
Como a Usina São Manoel dobrou lucro na safra 2024/25?
Usina fecha safra 2024/25 com lucro líquido de R$ 216,8 milhões e reforça investimentos em eficiência e sustentabilidade diante das incertezas para 2025/26