Foram muito poucas as empresas brasileiras que lançaram produtos inovadores para o mercado mundial, mas a lista das “invenções” traz produtos de alto conteúdo tecnológico, como aviões de 70 lugares e motores flex, adaptados a utilizar tanto álcool como gasolina.
De um total de 28.036 firmas inovadoras em 2003, só 177 (ou 0,63%) criaram produtos inovadores e inéditos para o mercado mundial. O IBGE pesquisou, ao todo, 84,3 mil empresas no país.
Em 2003, Fiat e Volks lançaram talvez a principal inovação tecnológica daquele ano: o motor flex, que hoje já é mais vendido do que os movidos a gasolina.
Já a Embraer colocou no mercado seu novo modelo de aviação regional: o Embraer 170, com, ao menos, 70 lugares. O modelo inaugurou uma nova família de jatos da empresa. As inovações incluíam ainda a gasolina Podium da Petrobras, de maior octanagem e que utiliza a mesma tecnologia da fornecida à equipe de Fórmula 1 BMW-Williams.