Mercado

Expectativas em relação ao mercado de etanol são positivas

Expectativas em relação ao mercado de etanol são positivas

As expectativas em relação ao mercado do etanol são positivas. De acordo com o presidente da SIAMIG, Mário Campos, além do reajuste dos preços da gasolina, o que tornou o consumo do etanol hidratado mais competitivo no Estado, está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), um projeto de lei que visa a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) dos atuais 19% para 14%.

“Nossas expectativas em relação ao mercado do etanol são mais favoráveis, porém, ainda dependem de várias aprovações” afirma Mário. A redução do ICMS, por exemplo, dará maior competitividade ao etanol, e ele acredita que o projeto seja votado ainda neste ano pela Comissão de Finanças da ALMG. Outro fator que beneficiará o setor é a aprovação do aumento da mistura de etanol na gasolina, uma vez que os estudos de viabilidade comprovaram que a adição não afetará o desempenho da frota nacional. O pleito é para que o aumento da mistura seja autorizado para janeiro, já que o estoque do combustível está 35% superior ao registrado em igual período da safra anterior, o que garante a oferta do produto.

Segundo dados da SIAMIG, a moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais acumulada, até primeiro de novembro, chegou a 53,05 milhões de toneladas, 0,5% inferior ao mesmo período da safra passada. O volume representa 89,17% do total de cana estimada para atual safra de 59,5 milhões de toneladas. No último mês, o ritmo de trabalho no Triângulo Mineiro foi mais lento devido às chuvas, o que deve adiar um pouco o encerramento da safra.

(Fonte: Jornal Diário do Comércio)