O diretor de Abastecimento da Petrobras, Paulo Roberto Costa, afirmou ontem que um plano de detalhamento das exportações de álcool para o Japão deverá ficar pronto em 12 meses. O projeto está sendo estudado entre a estatal, a Companhia Vale do Rio Doce e a japonesa Mitsui. Pelos cálculos de Costa, a demanda do Japão pelo combustível seria de cerca de 2,5 bilhões de litros, volume do total de exportações brasileiras de álcool em 2004.
Costa disse que a empresa ainda está avaliando a possibilidade de que outras distribuidoras utilizem os dutos que serão construídos pela estatal no Brasil até 2010 e que demandarão um investimento de US$ 317 milhões. O principal receio dos produtores de álcool é que a Petrobras monopolize a rede de transportes e, consequentemente, os preços.
”O preço será competitivo, senão não conseguiremos chegar ao consumidor com preços adequados, mas hoje qualquer empresa pode construir dutos no Brasil. É só apresentar a proposta para a Agência Nacional do Petróleo”, afirmou Costa. Mês passado, a Petrobras assinou um contrato de exportação de álcool para Venezuela que prevê a exportação de 25 mil metros cúbicos mensais a partir de agosto. A estatal também negocia a venda do produto para Japão, Coréia do Sul e China. Costa afirmou que a estatal não tem interesse em atuar na plantação de cana.