Mercado

A maior do mundo

A maior do mundo

Revelar números e valores para as próximas safras, em meio a tantos novos negócios consolidados nos últimos 24 meses, não é, neste momento, o foco da Copersucar, maior trading de açúcar e etanol do Brasil. Mas prospectar negócios de sucesso com players mundo afora, sim. A empresa, composta por 43 usinas sócias, colhe bons frutos desde o final de 2012, quando fez sua maior aquisição, a compra de 65% da americana Eco-Energy. Tornou-se, assim, a maior comercializadora de etanol do mundo e a empresa com o melhor desempenho do setor. Neste ano, outros dois grandes passos internacionais foram dados. Em março, consolidou a joint venture com a Cargill, criando a Alvean, empresa que comercializa açúcar em mercados como Índia, Tailândia e países emergentes da América Central. Pouco antes, já havia formalizado, com a Mackay Sugar, segunda maior produtora de açúcar da Austrália, um acordo que visa originar a commodity naquele país.

na31675257Uma só razão levou os dirigentes da companhia, Luís Roberto Pogetti, presidente do conselho de administração, e Paulo Roberto de Souza, presidente executivo, a selar as negociações: o fortalecimento da Copersucar no mercado global de bioenergia. Se a safra 2012/2013 foi marcada pelo desfecho de negociações com o etanol, na de 2013/2014 foi a vez do açúcar. “Queremos ampliar a participação da Copersucar no mercado global, daí a importância dessas iniciativas”, diz Pogetti, destacando que as parcerias foram impulsionadas em 2013, quando a empresa iniciou as operações da subsidiária Copersucar Ásia, em Hong Kong. “A Alvean terá atuação proeminente no mercado global de açúcar ao unir o que ambas as empresas têm de melhor, como oferta consolidada e acesso ao mercado”, completa Souza.

Quanto ao etanol, outras negociações podem estar por vir, mas nada está confirmado. A companhia tem até 2017 para comprar os outros 35% da Eco-Energy. A safra 2013/2014 representou o primeiro ano completo da Eco-Energy sob controle da Copersucar. “A comercialização de biocombustíveis para o mercado americano foi uma grande contribuição para o crescimento dos volumes e das receitas, com movimentação de 6,8 bilhões de litros de etanol no período”, diz Souza. “Tudo isso modificou substancialmente a participação do biocombustível no mix de negócios. Os investimentos na infraestrutura de armazenagem e na distribuição de etanol nos Estados Unidos foram intensificados e hoje a Eco-Energy tem aliança com 18 usinas na América do Norte, com exclusividade na comercialização.” A participação combinada de Copersucar e Eco-Energy no mercado global de etanol chega a 12%.

melhorescopersucar

No mercado interno, a movimentação da companhia também não cessa, sobretudo quando o tema é infraestrutura. Em setembro de 2014, a Copersucar iniciou as operações do Terminal Copersucar de Etanol (TCE) em Paulínia (SP), após obter o aval operacional da Agência Nacional do Petróleo (ANP). Nos dois primeiros dias, recebeu 600.000 litros de etanol armazenados do primeiro lote, de 15 milhões de litros. O investimento foi de R$ 150 milhões, e a capacidade de armazenagem chega a 180 milhões de litros. “Com isso, a empresa poderá operar de maneira intermodal os sistemas rodoviário e dutoviário. Isso será possível graças a sua interligação aos dutos da Logum, empresa da qual a Copersucar é uma das sócias, e ao sistema da Replan, da Petrobras”, diz Pogetti. Segundo ele, o duto que fará essa integração, de 1,9 quilômetro, é a próxima etapa do projeto.

Em Santos (SP), a prioridade é recuperar a capacidade total do Terminal Açucareiro, um de seus principais ativos logísticos, destruído em um incêndio em outubro de 2013. A meta é recuperar os 10 milhões de toneladas de capacidade em fevereiro de 2015, ano que a empresa espera ser de recuperação. “Há inúmeras dificuldades, mas acreditamos na retomada. Sabemos que nossos mercados passam por ciclos influenciados por fatores diversos, não só econômicos ou climáticos. Às vezes, eles coincidem, mas não duram para sempre”, diz Pogetti.

nscopersucar

(Fonte: Globo Rural)

Banner Revistas Mobile