Mercado

Lula discute reforma agrária com MST, Contag e Pastoral da Terra

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe na manhã de hoje representantes de movimentos de trabalhadores

sem terra que estão na cidade para protestar na marcha organizada pelo Fórum Nacional pela Reforma Agrária e Justiça no Campo. Deverão comparecer ao encontro os líderes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura) e CPT (Comissão Pastoral da Terra).

A previsão é de que o presidente Lula apresente aos trabalhadores rurais o que o governo tem feito até agora como o Plano Nacional de Reforma Agrária. O projeto do governo tem como meta resolver o problema de um milhão de famílias de sem-terra até o ano de 2006.

Os líderes dos movimentos dos trabalhadores sem terra deverão ainda ter detalhado pelo presidente Lula o processo de reforma agrária pretendido pelo governo. Entre as ações já decididas estão a criação de assentamentos por meio de desapropriação de áreas agrícolas e a regularização da posse de áreas para 500 mil famílias que já estão na terra, mas ainda não têm escritura da propriedade. A terceira opção será a utilização do crédito fundiário para assentamento de 150 mil famílias. (Fonte: Agência Brasil)