Excedente de açúcar na Índia, que fez os preços caírem no mercado interno nesta última safra, vai se transformar em um déficit de mais de 2 milhões de toneladas em poucos meses, devido à recusa dos bancos em fornecerem capital de giro para as usinas em Uttar Pradesh, principal região produtora de açúcar do país, de acordo com o Economic Times da Índia.
A produção das usinas tem caído por causa da política do Estado em manter os preços da cana-de-açúcar alta, mesmo quando os preços do açúcar estão baixos. De acordo com dados do setor cerca de 95 usinas de açúcar no Estado têm avisos de suspensão de produção por tempo indeterminado e não serão capazes de iniciar suas operações no próximo mês, quando a nova safra de cana-de-açúcar será colhida.
De acordo com a ISMA- Indian Sugar Mills Association, essas usinas produziram 4,7 milhões de toneladas de açúcar em 2013/14 , o que se mostra acima de 92% da produção total do Estado. “A suspensão das operações além do mês de dezembro não só poderia enxugar dois milhões de toneladas dos estoques de açúcar, mas também causar uma redução líquida de mais dois milhões de toneladas na produção global na próxima temporada”, disseram fontes da associação da indústria à mídia indiana.