Mercado

João Tenório já assumiu como senador

O presidente da Cooperativa Regional dos Produtores de Açúcar e Álcool de Alagoas (CRPAAA), João Tenório, assumiu ontem à tarde uma das cadeiras do Senado, substituindo o senador Téo Vilela (PSDB/AL), que por questões pessoais está se afastando por quatro meses. E anuncia uma das suas principais metas políticas: a tentativa de normalizar o programa de equalização de custos da cana-de-açúcar no Nordeste. Os recursos previstos na Cide (Contribuição sobre a Intervenção do Domínio Econômico) cobriam as diferenças de custos de produção entre o Centro-Sul e o Nordeste, mas não são repassados há um ano e meio, sendo estimados em R$ 180 milhões anualmente.

Ontem, um almoço reuniu Tenório com os líderes do governo no Senado, Aloízio Mercadante (PT/SP) e Efrain de Moraes (PFL/BA), além do presidente da Casa, José Sarney (PT/MA) e do líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros. “O propósito do almoço foi apresentar o senador João Tenório às lideranças do PSDB e dos demais partidos no Congresso”, explicou Teotônio.

O encontro contou também com a presença dos deputados federais da bancada alagoana Rogério Teófilo (PPS), Helenildo Ribeiro (PSDB), Givaldo Carimbão (PSB), João Caldas (PL), Benedito de Lira (PP), Olavo Calheiros (PMDB) e o líder do PSDB na Câmara dos Deputados, Juthay Júnior (PSDB).