Wellington Bernardes, Da Redação
Divulgado nesta terça-feira, dia 16, o PIB do agronegócio calculado pelo Cepea – Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada, estimou crescimento de no máximo 3,8% em 2014. Para este primeiro semestre, o agronegócio acumulou expansão de 1,9%, as atividades agropecuárias foram responsáveis pela elevação dos indicadores.
Com crescimento no período de 5,52%, a pecuária foi o maior destaque nos meses de janeiro a julho deste ano. O segmento primário da agricultura cresceu 2,91% enquanto o industrial teve elevação de apenas 0,1%.
A cultura da cana-de-açúcar apresentou retração de 5,63% no faturamento, a cebola foi a matéria-prima com maior redução, de 40,88%. O segmento canavieiro apresentou queda devido ao menor nível de preços, 5,66% a.a. Quanto ao volume comercializado a expectativa é de estabilidade em comparação à safra passada, com 659,1 milhões de toneladas colhidas, segundo levantamento da Conab, os Estados do Sudeste, devido ao período de estiagem que atingiu o desenvolvimento inicial da planta, apresentarão produção reduzida em comparação à safra passada. Já para o Norte e Nordeste a estimativa é de aumento produtivo de até 4,8% no volume para esta safra.