Gestão Administrativa

Produtores de cana discutem cadastro ambiental rural na PB

Produtores de cana discutem cadastro ambiental rural na PB

2010-04-21 Canavial Terra Ceu Azul Cana Usina Ferrari (1)
Os produtores de cana terão oportunidade de tirar dúvidas sobre o CAR (Cadastro Ambiental Rural), no próximo dia 11, de junho, na Paraíba. Trata-se de uma palestra técnica, com uma especialista e consultora em Educação Ambiental, Jeruza Maria Cavalcanti de Morais, que vai abordar a importância e mudanças da implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Decreto 8.235, publicado no dia 5 de maio, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU), é que regulamenta a matéria. A palestra é direcionada, prioritariamente, aos integrantes da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), mas é aberta ao público interessado e vai ser realizada no auditório da entidade, a partir das 9h.

A consultora em Ciências Ambientais abordará informações necessárias para que eles possam inscrever os seus imóveis no Cadastro Ambiental Rural (CAR), dando inicio, inclusive, à regularização dos passivos ambientais das suas áreas.

O CAR regulamenta as regras complementares ao Programa de Regularização Ambiental (PRA), que permitirá a regularização dos eventuais passivos dos imóveis rurais, a partir da adesão ao PRA. A Instrução Normativa do Ministério do Meio Ambiente com os detalhes sobre o processo de inscrição dos imóveis rurais no CAR também será tema de abordagem na palestra.

“O cadastro é o primeiro passo para o produtor regularizar sua situação”, explica o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), Murilo Paraíso.