Nova York, 03 – O governo da Índia estaria preparando novas medidas de apoio ao setor sucroalcooleiro, incluindo incentivos à exportação de açúcar e aumento da mistura de etanol na gasolina, disseram fontes com conhecimento do assunto nesta terça-feira. Conforme um corretor, um dos pontos mais importantes seria relacionar o preço do açúcar aos preços de compra da cana. Na Índia, as cotações da matéria-prima são definidas pelo governo, enquanto que as do açúcar seguem regras de mercado, o que geralmente acaba pressionando as margens das usinas.
Em fevereiro, o país asiático, segundo maior produtor mundial da commodity após o Brasil, já havia autorizado um subsídio de 3.333 rupias (US$ 54) por tonelada de açúcar demerara embarcado. O incentivo vale para exportações de até 4 milhões de toneladas.
PIB – Ainda nesta quinta-feira, a corretora Religare projetou que o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio indiano crescerá 2,5% no atual ano fiscal, avanço mais tímido se comparado ao de 4,7% do ciclo anterior. De acordo com a empresa, o setor deve ser prejudicado por um El Niño, principalmente no quarto trimestre.
Segundo o Serviço de Meteorologia da Austrália, o fenômeno climático deve se formar em agosto. Na Índia, o El Niño reduz o volume de chuvas de monções, que ocorrem entre junho e setembro e que são vitais para praticamente toda a agricultura do país. Fonte: Dow Jones Newswires.
(Fonte: Agência Estado)