Agricultura

Pesquisa comprova que adubação biológica reduz custos no canavial

Pesquisa comprova que adubação biológica reduz custos no canavial

marcos marques unespUma pesquisa da Universidade Estadual Paulista (Unesp) revela que pelo segundo ano consecutivo, o uso da adubação biológica na cana (primeiro e segundo corte) tem apresentado ganhos de produtividade e consequente redução de custo para o produtor rural, com a maior eficiência dos insumos agrícolas. O professor da Unesp, Marcos Omir Marques, revela que o primeiro estudo surpreendeu com aplicação da Adubação Biológica na cana. “Agora no segundo ano, os resultados foram melhores ainda. Em cana, o ciclo é de seis anos, mas a partir do segundo ano podemos sentir firmeza com resultados favoráveis de ATR e menores custos de produção”, comenta. Os expressivos resultados contabilizados pela Universidades serão apresentados hoje pela manhã à imprensa, no Campus da Unesp em Jaboticabal.

De acordo com o professor, com a adubação biológica, é possível reduzir custos com redução de aplicação de fertilizantes. “Mesmo reduzindo o uso de fertilizantes, com a adubação biológica, a planta permanece produzindo, aumentando a margem de lucro e consequente competitividade para o produtor rural”, ressalta.

cana

O experimento científico com e sem o uso da Adubação Biológica no cultivo da cana, acompanhado pelo professor da Unesp, foi iniciado no dia 03 de junho de 2011. No plantio a distribuição das mudas no sulco adotou-se o sistema de colmos cruzados “pé e ponta”, procurando atingir média de 18 gemas viáveis por metro linear.

Segundo a equipe da Unesp, a colheita da cana, segunda safra, foi realizada no dia 13 de novembro de 2013 (aos 12 meses de idade da soqueira) e utilizou-se a despalha pelo fogo. Em seguida foi realizado o corte manual e o carregamento mecanizado da cana.

Banner Revistas Mobile