Mercado

Caem vendas de açúcar ao consumidor

Caem vendas de açúcar ao consumidor

Com a melhoria na renda e atendendo ao ritmo mais apressado da vida nas cidades, os brasileiros estão comprando menos açúcar porque consomem mais produtos industrializados, já adoçados, como sucos, refrigerantes e misturas para bolos. A venda de açúcar no varejo caiu 7,6% nos 12 meses encerrados em maio, conforme pesquisa da Nielsen.

É uma má notícia para as usinas de cana que produzem açúcar, imprimem sua marca e a levam ao varejo. De forma geral, as vendas no varejo embutem margens maiores do que nas outras formas de comercialização do produto. No Brasil, das cinco principais marcas de açúcar, três pertencem a grupos processadores de cana. Hoje, a marca líder, União, pertence à Camil.

A mudança no padrão de consumo de açúcar não, necessariamente, é uma preocupação para todos os grupos produtores. O maior crescimento econômico no Nordeste mudou o perfil de vendas da Biosev, que passou a vender mais açúcar industrial do que ao varejo, mas sem perder margem, diz seu diretor comercial, Enrico Biancheri.

Banner Evento Mobile