Mercado

Mercados da Ásia caem abalados por escalada do petróleo

Wed September 29, 2004 8:16 AM GMT-03:00

SÃO PAULO (Reuters) – As ações no mercado asiático fecharam na maioria em queda na quarta-feira depois que os preços do barril do petróleo continuaram flertando com a alta de 50 dólares.

As ações da bolsa japonesa caíram pela nona sessão consecutiva, puxadas por empresas de exportação e tecnologia. O Japão é um dos países que mais sofre com a escalada do petróleo já que sua economia é totalmente dependende das importações do produto.

“Os investidores ainda estão bastante cautelosos sobre a perspectiva de Wall Street e o preço do petróleo”, disse Teruhisa Ishikawa, gerente de investimentos da Mizuho Investors Securities. “Ao menos que os preços mostrem sinais claros de que vão cair, os investidores provavelmente não retornarão ao mercado.”

Em TÓQUIO, o índice Nikkei caiu 0,27 por cento, para 10.786 pontos.

Na MALÁSIA, seguindo o caminho inverso dos mercados locais, o índice da bolsa de Kuala Lumpur fechou em alta de 0,15 por cento, aos 846 pontos, impulsionada por ganhos das ações mais fortes da bolsa. Preocupações com a alta do petróleo, no entanto, não tinham sido completamente afastadas.

Em CINGAPURA, o índice Straits Times recuou 0,24 por cento, para 1.974 pontos à medida que a alta do petróleo fez os investidores realizarem lucros.

Na INDONÉSIA, o índice da bolsa de Jacarta fechou em leve alta de 0,09 por cento, aos 497 pontos, depois que os investidores decidiram fazer compras pouco antes do final da sessão.

Em TAIWAN, o índice Taiwan Weighted fechou em queda de 0,67 por cento, aos 5.890 pontos, no menor patamar em três semanas.

Em HONG KONG, o índice Hang Seng não foi negociado. A bolsa ficou fechada na quarta-feira devido a um feriado local. Na CORÉIA DO SUL, o índice da bolsa local também esteve fechado pelo mesmo motivo.