Um estudo feito na cidade de São Paulo, pelo químico Franz M. Geiger e pelo economista Alberto Salvo, ambos membros da Universidade Northwestern nos EUA, mostra que, quando o consumidor opta pela gasolina ao invés de etanol, as concentrações de óxido nítrico e monóxido de carbono da cidade aumentam significativamente, enquanto os níveis de ozônio caem 20%, de acordo com dados do Sugaronline.
O estudo foi feito por um período de quatro anos, é o primeiro teste feito em campo, para medir de fato os efeitos do comportamento humano, quando pessoas optam por combustíveis fósseis aos biocombustíveis, e seu impacto na poluição do ar urbano. Esta análise empírica de poluentes atmosféricos, a escolha do combustível, dentro de condições meteorológicas específicas, fornece uma importante ferramenta para o estudo de outras grandes cidades, como Chicago , Nova York, Londres e Pequim. Alberto Salvo, um dos pesquisadores envolvidos no projeto, hoje professor de economia da Universidade Nacional de Cingapura, morou muitos anos na cidade de São Paulo e pôde constatar por vários anos, a realidade da poluição do ar na região. “Em São Paulo, mais de um milhão de carros usaram etanol ao invés de gasolina no período da pesquisa, e descobrimos que os níveis de ozônio caíram consideravelmente. Nós não esperávamos isso, mas é um resultado preciso. ” disse para Sugaronline.
Os resultados foram publicados esta semana na revista Nature Geoscience .
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