Mercado

OMC confirma reclamação contra União Européia sobre açúcar

A OMC – Organização Mundial do Comércio -confirmou nesta quarta-feira (08/09), por intermédio de uma fonte, a reclamação de que a UE – União Européia – viola regras comerciais com suas exportações de açúcar.

Em um comunicado final na disputa, iniciada por Brasil, Austrália e Tailândia, os juízes da OMC reiteraram o veredicto preliminar, divulgado no início de agosto, de que os 25 países do bloco excederam seus limites na exportação de açúcar subsidiado.

Foi a segunda vez, em poucos meses, que a OMC adotou punições contra duas das maiores potências agrícolas – Estados Unidos e União Européia – em conseqüência de seus sistemas de subsídios à produção e exportação. Recentemente, o Brasil venceu uma disputa contra os Estados Unidos relacionada com a ajuda financeira que os americanos concediam aos produtores de algodão.

– Está na hora dessas políticas de subsídios injustas e nocivas serem reformadas. Os países ricos não podem mais, simplesmente, continuar desrespeitando as regras do comércio internacional – desabafou o chefe da área jurídica da ONG européia Oxfam International, Jo Leadbeater.