Usinas

República da Maurícia prevê aumento de produção de açúcar

República da Maurícia prevê aumento de produção de açúcar

mauritius sugar

Na República da Maurícia, país insular do oceano Índico, o Governo tomou medida para centralizar sua produção nacional de açúcar, na qual algumas unidades produtoras pouco lucrativas foram fechadas, e quatro grandes fábricas pretendem aumentar a produção em 400 mil toneladas de açúcar por ano. A estratégia tem por objetivo melhorar a competitividade no mercado mundial de açúcar, de acordo com notícia veiculada na revista African Manager.
Na semana passada foram fechadas as últimas unidades produtoras de açúcar, localizadas em Beau Champ, no sul do país.
As quatro fábricas que centralizarão toda a produção, são consideradas muito produtivas e produzem diferentes tipos de açúcar, especialmente refinado, a partir de bagaço e melaço de cana, além de produzirem etanol e gerarem eletricidade.
Este tipo de medida já aconteceu no país no passado. De acordo com dados do Ministério da Agro- indústria Maurícia, quando a indústria açucareira foi criada 271 anos atrás, em 1743, pelo governador francês Mahe de Labourdonnais, a ilha tinha 259 fábricas de moagem de açúcar. Em 1891, no entanto, o número de fábricas foi reduzido para 124, em 1973 para 21 e em 2005 para 17. Agora, o país terá apenas quatro.