A Destilaria Tabu da Paraíba iniciou em novembro passado testes com uma cortadeira de cana que trabalha até em relevos acidentados e devido os resultados positivos, a empresa pretende comprar mais três máquinas na safra 2014/15.
Hoje a Destilaria possui uma área cultivável de 6.506 ha, com uma área colhida de 5903 ha na safra 2014/15 , onde estima-se em 46% à área destinada ao corte mecanizado. “Por enquanto a colheita mecanizada é realizada com cana queimada, mas já existem testes para a colheita de cana crua. Nas área de encostas estamos realizando testes em topografia menor que 22 graus, porém não temos dados conclusivos. Ás área de encostas representam hoje na Tabu 17% da área cultivável”, explica o engenheiro agrônomo, Silas da Silva,
Segundo o especialista, infelizmente ainda não há máquinas no mercado para cortar cana em encostas. “Esperamos que o mercado desenvolva algo desse tipo para que possamos mecanizar 100% de nossas áreas, pois nossa mão de obra cada dia se torna mais escassa na região, impossibilitando o corte nestas áreas”, lembra.