Usinas

Com mudança nas regras, setor poderá gerar oferta adicional de 10 MW de energia em 2014

Com mudança nas regras, setor poderá gerar oferta adicional de 10 MW de energia em 2014

Se houver uma alteração do limite de injeção de energia de 30 megawatts para 50 megawatts, com direito a desconto na tarifa de uso na rede, o setor sucroenergético poderia gerar oferta adicional de 100 megawatts médio já na próxima safra. Essa foi a conclusão da presidente da Unica, Elizabeth Farina, durante o seminário “1º de abril: dia da verdade sobre a bioeletricidade”, realizado ontem, dia 1 de abril, em Brasília.

Segundo cálculos da Unica, isso implicaria em um aumento de 6% na oferta de energia na safra 2014/15, em relação a safra anterior.

Durante sua apresentação, Farina apontou alguns fatores importantes para o avanço da bioeletricidade no país. A necessidade de realização de leilões regulares por fontes e regionais para aproveitar as particularidades de cada local e preços remuneradores que reconheçam as externalidades e vantagens de cada fonte. “Com ações que contribuam para viabilizar retrofits e para o aproveitamento da palha, será possível atrair novas usinas exportadoras, pois apenas 40% delas exportam energia. Dessa forma, seria possível melhorar a competitividade do etanol e as condições para a energia”, conclui.

Banner Revistas Mobile