O Estado de Pernambuco é o maior exportador de cachaça do Brasil. Produz 17,4% do total de 1,3 bilhão de litros industrializados anualmente no País, e é também o estado líder na divulgação da autêntica bebida brasileira no resto do mundo. Só no ano passado os produtores pernambucanos foram responsáveis pela exportação de 1,5 milhão de litros, do total brasileiro de 8,6 milhões de litros, de acordo com dados do Sebrae-PE. Da produção brasileira, Pernambuco é responsável por 12,1%, fabricando 157,3 milhões de litros.
Entre as cachaças brasileiras de maior penetração no exterior, a pernambucana Pitú se destaca como maior exportadora, estando presente em 21 países, a maioria na europeus. Pernambuco já chegou a acumular 70 marcas na década de 60. Hoje o número está em 15. Entre as marcas a Carvalheira e a Leão do Norte, que também estão no exterior.
A indústria pernambucana de cachaça tem uma capacidade produtiva de 140 milhões de litros/ano segundo fontes da Secretaria Estadual de Indústria e Comércio. A chegada de turistas europeus deu início à propagação da cachaça fora do País. O projeto Cachaça Histórica, de Pernambuco, pretende associar a produção ao turismo rural, promovendo roteiros semelhantes aos do enoturismo. Assim, os visitantes conhecem todo o processo de produção da bebida.