O presidente da União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Única), Eduardo Pereira de Carvalho, aplaudiu a interrupção das negociações. “A oferta dos europeus para o etanol é ridícula”, disse. “Não vamos ficar devendo favor para europeu por causa de um navio de etanol”. A UE propôs reduzir à metade a tarifa para exportação de etanol, para uma cota de 600 milhões de litros. A Única havia considerado a oferta interessante, mas ontem, na reunião de Bruxelas, os europeus afirmaram que a cota será para 10 anos, em vez de um ano. Na realidade, a cota cobriria a exportação de apenas 60 milhões de litros por ano. “Essa oferta é uma brincadeira. Nós exportamos 120 milhões de litros de etanol só no 1º semestre.
Mais Notícias
Mais artigos
Biometano
Bioenergia boa não falta no Brasil, o que falta é escala
A indústria de bioenergia não precisa de favor, precisa de previsibilidade para investir e aprender rápido
Mercado
BC liquida Reag, ligada às suspeitas de fraude no Banco Master
A empresa e seu fundador e ex-CEO, João Carlos Mansur, foram alvo de mandados de busca e apreensão cumpridos pela Polícia Federal (PF)
BioMilho
Etanol de milho deixa de ser plano B e ganha papel estratégico nas usinas de cana, diz presidente da FIEG
André Rocha, que também preside o Sifaeg afirma que modelo flex amplia eficiência, reduz ociosidade industrial e reforça a competitividade do setor bioenergético ao longo de todo o ano
BioMilho
Energética Serranópolis aposta no etanol de milho para crescer
Usina goiana investe em fábrica de etanol de milho com uso de biomassa excedente e reforça movimento de expansão do modelo flex no setor bioenergético
Gente
Eduardo Leão assume diretoria de estratégia da UNICA
Missão da diretoria de estratégia da UNICA é a de liderar a agenda de desenvolvimento de novos mercados
Mercado
São Martinho anuncia incorporação de empresa
Comunicado da São Martinho foi divulgado em 14 de janeiro de 2026