Mercado

Bolsas européias operam com cautela à espera de decisão do Fed

As Bolsas européias operam cautelosas, com volume menor de negócios, à espera da decisão do Federal Reserve (Fed, o BC americano), hoje, sobre sua taxa de juros (atualmente em 1% ao ano).

Às 9h15 (horário de Brasília), o índice FTSE-100, da Bolsa de Londres, liderava as baixas, com recuo de 0,49% e 4.490 pontos. Na Bolsa de Paris, o índice CAC-40 registrava ligeira queda de 0,16%, com 3.750 pontos. A Bolsa de Madri subia 0,22%, com 8.148 pontos. Em Milão, o índice MIB operava próxima à estabilidade, com variação negativa de 0,08% e 21.170 pontos. Na Bolsa de Frankfurt, o índice DAX operava em ligeira alta de 0,18%, com 4.077 pontos.

Os investidores estão à espera, hoje, da decisão do Federal Reserve (Fed, o BC americano) sobre sua taxa de juros, às 15h15 (horário de Brasília). O foco estará nos comentários do banco, para tentar encontrar sinais de como o banco irá agir sobre os juros nos próximos meses.

A taxa de juros do banco central americano estão em 1% desde junho de 2003. Esta é a taxa mais baixa desde 1958 e hoje poderá subir pela primeira vez em quase quatro anos.

Entre os destaques de hoje no mercado de ações estavam as do grupo britânico do setor de telecomunicações BT, que subiam 1,5%, após a notícia de que a empresa pretende reduzir suas tarifas de banda larga em até 25%.

O setor de energia, no entanto, era o destaque negativo do dia, com as ações em queda devido aos preços declinantes do petróleo.

No setor de aviação, as ações da British Airways subiam 1,5% depois que o banco de investimentos Merrill Lynch manteve a classificação dos papéis da empresa em “compra”.

O laboratório farmacêutico alemão Merck registrava ganhos de 0,5% em suas ações depois da aprovação, na Europa, para seu remédio Erbitux, para tratamento de câncer colo-retal.