Mercado

Preço do petróleo registra menor nível em 2 meses com avanço no Iraque

O preço do barril do petróleo tipo Brent caiu nesta segunda-feira no International Petroleum Exchange, em Londres, ao seu nível mais baixo em dois meses devido à transferência do poder no Iraque ocorrida hoje –dois dias antes do previsto.

Às 6h30 (horário de Brasília), o barril do tipo Brent para entrega em agosto, estava cotado a US$ 34,35 dólares, mais baixo desde o dia 29 de abril. O barril do tipo “sweet light crude” para entrega em agosto, negociado na Bolsa Mercantil de Nova York, registrava queda de 1,6%, cotado a US$ 36,95.

As forças de coalizão lideradas pelos EUA transferiram oficialmente nesta segunda-feira, dois dias antes do previsto, o poder ao governo interino no Iraque mediante uma troca de documentos entre o administrador civil americano Paul Bremer e o primeiro-ministro Iyad Allawi.

A transferência de poderes ocorreu durante uma cerimônia na Zona Verde, onde está localizado o quartel-general das forças de coalizão, depois de 14 meses de ocupação do Iraque. O presidente interino, Ghaza al Yawar, participou no ato, que começou às 10h30 locais (3h30 em Brasília).

O fim da greve dos trabalhadores no setor petrolífero na Noruega –terceiro maior exportador mundial de petróleo– também ajudou a diminuir os preços.