Mercado

Porto de Santos já tem controle de acesso

A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) passou a controlar ontem o acesso de pessoas e veículos ao Porto de Santos. A medida é a primeira ação efetiva da estatal para implantar o seu plano de segurança, com base no ISPS Code, da Organização Marítima Internacional. O monitoramento será realizado nos locais do cais em que ficarão os gates (portões de acesso), a serem construídos nos próximos meses, como postos fiscais (onde ocorre o acesso ao cais) e portarias de terminais instaladas em áreas públicas.

Segundo técnicos da Companhia Docas, inicialmente, essa vigilância será feita somente nos postos fiscais.

O controle ocorrerá em áreas usadas somente para operações portuárias. Na Avenida Eduardo Guinle, que corta diversos armazéns de açúcar, por exemplo, o trânsito de ônibus e carros de passeio que utilizam a área do porto somente como um atalho entre o Centro e os bairros da orla, não será interrompido.

Entretanto, a vigilância será feita em pontos como o portão da Libra Terminais construído em área pública entre os armazéns 35 e 37. Nos gates, motoristas, portuários, funcionários de armazéns e visitantes serão questionados sobre os motivos de sua passagem pelo cais, se estão autorizados e portam documentos de identificação.

Nos casos de veículos com cargas, também será verificado o destino da mercadoria. Mudanças semelhantes também serão implantadas na sede da Codesp.

22/06

Fonte: