Mercado

Da Barra que ganhar mercado paranaense

Tradicional fabricante de açúcar e álcool doméstico de Barra Bonita, interior de São Paulo – quer conquistar 800 novos clientes no Paraná nos próximos três meses e faturar R$ 500 mil nos primeiros 30 dias. A estratégia faz parte do plano de triplicar seu lucro nos próximos três anos e conquistar uma grande fatia do setor de alimentos. Estimulado por essa idéia, o Grupo Cosan – maior exportador individual de açúcar e álcool do País e proprietário da Da Barra há um ano e meio – está investindo R$ 12 milhões numa unidade de negócios voltada ao varejo.

Há três meses, o Grupo lançou cinco categorias de produtos (refresco em pó nas versões tradicional e light, gelatina, pudim em pó, mistura para bolo e achocolatado) pela Da Barra com o objetivo de atingir as classes B,C e D. Nossos produtos têm qualidade equivalente aos líderes de mercado com a vantagem do custo/benefício maior, disse Roberto Flesch que é diretor da unidade de varejo da empresa. A decisão de entrar no varejo de alimentos através da Da Barra é uma maneira de ampliar nossa atuação no mercado brasileiro e agregar valor aos produtos que vendemos, disse Rubens Ometto Silveira Mello, presidente do Grupo Cosan.

Segundo pesquisa encomendada ao Instituto Consumer, a Da Barra é uma marca conhecida por 99% dos consumidores na Grande São Paulo. O Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro são outros Estados onde sua presença é forte. O Paraná, no entanto, ainda é uma área pouco aproveitada pela marca e, por isso, a expansão no Estado é uma meta iminente.

Em termos de Brasil, a intenção é colocar seus produtos em 300 mil pontos de venda até o final do ano através de redes atacadistas e representantes.No segundo semestre apresentaremos novos produtos, adiantou o executivo.

Multinacionais – A Da Barra decidiu explorar segmentos em que empresas de grande porte, muitas delas multinacionais, já se destacam. É o caso do mercado de gelatinas, em que estão a alemã Dr. Oetker e a norte-americana Kraft Foods (Royal), além das brasileiras DuCÔCO, Dona Benta Alimentos e Petybon Alimentos (Sol).

No segmento de sucos em pó, a companhia enfrenta mais uma vez a líder Kraft Foods, detentora do Tang, Clight, Ki-Suco e Fresh, além da anglo-holandesa Unilever, vice-líder desse mercado, com as marcas Frisco e Tornado. Em misturas para bolo, quem vem pela frente é a mais uma vez a Petybon Alimentos e a Dona Benta Alimentos, ambas da cearense J. Macêdo, que juntas respondem por mais de 60% desse segmento.

Não tememos a concorrência. Vamos conquistar o nosso espaço com a oferta de um produto de qualidade a um preço mais acessível, diz Flesch. Segundo ele, a companhia adotou a estratégia de posicionar os seus produtos com preço de 10% a 20% inferior ao cobrado pelas marcas líderes.