Mercado

Açúcar desaba na bolsa de Nova York

Após fortes altas registradas durante a semana, preço recua 4,8%. Os preços do açúcar desabaram na sexta-feira na bolsa de Nova York. As cotações abriram o pregão em forte alta, o que acabou atraindo o interesse de venda dos produtores e fez com que os futuros fechassem com queda de 4,8% no dia. Os contratos do açúcar número 11, com entrega em outubro, foram negociados a 7,38 centavos de dólar a libra-peso.

A projeção de redução dos estoques mundiais para a safra 2004/05 – em função do esperado déficit da produção – deve continuar a dar sustentação para os futuros com entrega em março de 2004 em diante.

A produção pode ser menor sobretudo em razão da possível quebra da safra brasileira. Acredita-se que em razão dos atrasos na colheita nos meses de abril e maio no Centro-Sul a produção dificilmente alcançará 320 milhões de toneladas de cana-de-açúcar.

Até maio, a produção de açúcar do Centro-Sul era 21% menor e a de etanol, 37% inferior à apurada em igual período da safra passada, informa a União da Agroindústria Canavieira de São Paulo (Unica).