O Grupo J. Pessoa anunciou a compra de 50% da usina Evereste Açúcar e Álcool, em Penápolis, noroeste de São Paulo. “Temos 50% de participação na empresa, mas 100% da gestão da usina será controlada pelo nosso grupo”, afirmou José Pessoa de Queiróz Bisneto, presidente do grupo.
Com esta recente aquisição, sobe para 11 o número de usinas do grupo, cujo faturamento deverá atingir R$ 600 milhões este ano. Os sócios do empresário são os fornecedores de cana da região de Penápolis, que respondem pelos 50% restantes. Esta foi a segunda mais importante aquisição do ano. Em janeiro, o Grupo Cosan adquiriu a Usati.
Nessa primeira etapa, a usina vai operar apenas em fase de teste. “Vamos terminar os investimentos na usina, com a aquisição de equipamentos industriais”, disse Pessoa.
A nova usina deve moer cerca de 700 mil toneladas na safra 2005/06 e, em três anos, atingirá 3 milhões de toneladas/ano.
Nesta safra, o grupo processará 8,5 milhões de toneladas de cana, um crescimento de 6% sobre 2003/04. O empresário não revelou o valor do negócio.