Usinas

Usina paulista investe em depósito de resíduos

Usina paulista investe em depósito de resíduos
img10414
Resíduos da indústria serão depositados na nova central

A Usina Estiva, do interior de São Paulo, está construindo uma Central de Resíduos com o objetivo de atender a coleta dos mais variados tipos de resíduos gerados pelos setores da indústria e agrícola. Segundo o gestor ambiental, Roberto Silva, tudo o que for coletado ali terá a destinação correta, de acordo com as normas ambientais.A conclusão da obra está prevista para os próximos dias.

De acordo com o gestor, na área de 100 m², estes resíduos serão dispostos em baias fechadas e abertas e depois segregados, acondicionados e enviados para as empresas, cuja destinação final seja aprovada para Cetesb. “A Usina Estiva já realiza este procedimento desde 2008 e agora vai ampliar esta área, pois estes resíduos não podem ser dispensados sem os cuidados necessários e nem lançados no meio ambiente sob risco de contaminação de recursos naturais como ar, água e solo”.

Silva explica que a legislação brasileira classifica os resíduos em Classe I, considerados perigosos; e Classe II, não perigosos. “Entre os resíduos perigosos, podemos citar as lâmpadas; pilhas e baterias; pneus inservíveis; embalagens vazias de agrotóxicos; óleo de cozinha usado; entre outros”, detalha.