O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou ontem que não haverá problemas de abastecimento “em nenhuma circunstância”. Segundo o ministro, mesmo que o nível dos reservatórios chegue a abril abaixo de 43% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste e, não haverá falta de energia no país.
O nível mínimo previsto em 43% para abril, para garantir a segurança do sistema, foi apresentado anteontem pelo diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Hermes Chipp. Para Lobão, esse percentual serve apenas como indicador do nível de abastecimento “confortável”. “Mesmo que não chegue a esse nível, não teremos desabastecimento”, disse Lobão ao chegar do Palácio do Planalto, onde tinha uma reunião agendada com a presidente Dilma Rousseff, que foi cancelada.
O ministro ressaltou ainda que as usinas térmicas serão capazes de garantir o suprimento no período de seca caso o nível mínimo esperado para os reservatórios não seja alcançado. “As térmicas são feitas pra isso. Elas são reservas estratégicas. Em momentos de dificuldade custam mais caro”, afirmou ele.
Questionado se o governo faria novo aporte para arcar com a despesa gerada pelo uso das usinas térmicas que vêm sendo acionadas desde o início do ano para garantir o abastecimento, Lobão disse que ainda não há definição sobre o tema.