A seca no Brasil tem preocupado investidores e produtores de açúcar no mundo todo. Acredita-se que se a estiagem se prolongar ainda mais, e afetar de fato, a produção de açúcar no Brasil, o mercado está sujeito a uma reação negativa nos preços, todavia, haveria equilíbrio nos estoques mundiais, de acordo com Mike Seery, presidente da empresa americana especializada em mercado de commodities, Seery Futures.
“Estoques globais devem aumentar ainda mais, a menos que a seca se agrave e corte a produção. Ainda assim acredito que preços muito baixos ainda estão por vir. Uma solução para este problema de excesso de produção seria menor crescimento anual da produção, além de produzir mais etanol ao invés de açúcar”, afirma Seery.
De acordo com o especialista em mercado, os EUA estão reduzindo a produção de etanol de milho, isto poderia ser uma oportunidade para o Brasil. “Muitas commodities estão afundando pela mesma razão, então existe grande chance que aconteça o mesmo com o açúcar”, explica Seery.
Confira matéria completa na edição 242 do JornalCana.