A produção de cana no mundo foi alvo de uma campanha lançada pela organização não governamental internacional Solidaridad no final do ano passado, em Londres. A iniciativa pretende estimular empresas a se comprometerem com esforços para desenvolver uma cadeia de fornecimento de matéria-prima que seja mais sustentável. A assessora sênior da Presidência para Assuntos Internacionais da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), Géraldine Kutas, participou do evento e apresentou o case de sucesso do Brasil. Em sua análise à campanha “How to change the world with sugarcane, let’s turn a new leaf” (Como mudar o mundo com a cana-de-açúcar – vamos virar uma nova página) disse que a iniciativa apresenta casos em que as condições de trabalho são desenvolvidas e que servem de exemplo, como é o caso do Brasil, e deixa a mensagem de que “o envolvimento de todos é fundamental para o cultivo da cana trazer impactos positivos para a sociedade como um todo”, lembra.
Em sua apresentação da experiência brasileira, ressaltou que hoje o Brasil é o maior produtor e exportador de açúcar e o segundo produtor e primeiro exportador de etanol, graças ao seu investimento nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.
Kutas também abordou a importância da mecanização nos canaviais e, principalmente, dos quase 22 mil trabalhadores que foram requalificados nos moldes do Projeto RenovAção, que prevê o treinamento especializado de trabalhadores em seis das maiores regiões produtoras de cana-de-açúcar do Estado de São Paulo: Ribeirão Preto, Piracicaba, Bauru, Araçatuba, São José do Rio Preto e Presidente Prudente, tendo a Solidaridad como um dos parceiros.
“A cana no Brasil continua seu caminho para aprimorar a sustentabilidade, pois além do açúcar e do etanol, essa matéria-prima está sendo cada vez mais utilizada em diversos outros produtos, sempre com menor impacto ambiental,” concluiu Kutas. (Fonte: Unica)