Mercado

Usina participa de comitê de bacias do PR

A Usina Sabarálcool acaba de assumir participação em dois Comitês de Bacias do Paraná: Alto Ivaí, na região de Campo Mourão e do Rio Piquiri, na região de Goioerê.

O Comitê da Bacia do Alto Ivaí tem uma área de abrangência de 23.195 km2, contando com 57 Municípios de forma integral ou parcial, e segundo o Censo de 2010, uma população de aproximadamente 728 mil habitantes.

Já o Comitê da Bacia do Rio Piquiri tem uma área de abrangência de 26.428 km2 e conta com 71 Municípios de forma integral ou parcial, e segundo o Censo de 2010, uma população de aproximadamente 674 mil habitantes.

Previstos na Lei 9.433/1997, a chamada ‘Lei das Águas’, os comitês de bacias são órgãos estaduais consultivos e deliberativos compostos por representantes da União, dos Estados, dos Municípios, dos usuários de água e das entidades civis de recursos hídricos com atuação na própria bacia hidrográfica.

Para o diretor de Bacias Hidrográficas, Enéas Souza Machado, o Comitê é um importante instrumento na gestão dos recursos hídricos. “Ele funciona como um espaço de debate, no qual as pessoas que conhecem as particularidades de sua região podem discutir a preservação da qualidade e da quantidade das águas”, comentou.

O presidente do Instituto das Águas do Paraná, Márcio Nunes, explica que este trabalho é pioneiro no Paraná. “Você gerencia as unidades por bacias hidrográficas e não por regiões administrativas como é o caso do Brasil inteiro”, explicou.

O comitê atuará por meio de trabalho técnico com elaboração de planos de bacia, trabalho o qual é considerado sua primeira função. “Estes planos de bacia norteiam as ações que devem ser feitas não só no Rio Ivaí, mas em toda bacia hidrográfica, visando à manutenção e melhoria da qualidade dos rios e das águas. Estes membros eu gosto de chamar de cuidadores do nosso futuro”, ressaltou Nunes.

img9939

wp_posts