Mercado

Marubeni Corp do Japão vai produzir açúcar e etanol em Angola

O grupo japonês Marubeni Corp está a preparar o lançamento este ano de um projeto de produção de cana-de-açúcar em grande escala para aproveitamento industrial, disse em Calueque, província do Cunene, o representante do grupo em Angola.

Citado pelo Jornal de Angola, Nakashima Nakata disse que o grupo pretende plantar cana-de-açúcar numa área de 75 mil hectares, projeto que terá associado uma fábrica para a transformação da cana em açúcar e etanol.

Sem revelar o valor do investimento, Nakata disse ainda que numa primeira fase haverá uma produção anual de 15 milhões de toneladas de cana-de-açúcar, cujo processamento dará origem a 315 mil toneladas de açúcar e 30 milhões de litros de etanol.

Durante a apresentação do projeto às autoridades locais, Nakata salientou que depois de vários anos sem produção de cana-de-açúcar devido à guerra civil, este projecto pode ser a resposta às toneladas de açúcar que Angola importa anualmente.

O representante em Angola do grupo japonês disse ainda estar a trabalhar com o Ministério da Indústria em diferentes projetos a serem lançados em diversas províncias, mas destacou pela sua dimensão este de produção de cana-de-açúcar no Cunene.