Os diversos sites na internet administrados pela Unica – União da Indústria de Cana-de-Açúcar superaram pela primeira vez em 2013 a marca de 1 milhão de visitas em um mesmo ano. O portal da entidade em português contabilizou quase metade desse total, ultrapassando a marca de 400 mil visitas, segundo dados apurados com a ferramenta de mensuração Google Analytics.
“Em 2012, foi iniciada uma reestruturação da presença da UNICA na web e de projetos do setor sucroenergético nas plataformas digitais. O portal em português, nosso maior website, foi totalmente reformulado, facilitando o acesso às diferentes áreas com uma navegação mais intuitiva e didática. Esse trabalho começa agora a render frutos,” afirmou o coordenador de Conteúdo Web, Paulo Zappa.
A criação do UnicaData em maio de 2012, área de dados e estatísticas econômicas que oferece mais de 80 relatórios técnicos, teve um impacto significativo. A seção tornou-se rapidamente a mais procurada do portal da UNICA, superando 110 mil visitas no ano. “O UnicaData contribuiu para padronizar a utilização de números vitais sobre o setor, tanto na mídia quanto pelo mercado,” afirmou o gerente de Economia e Análise Setorial, Luciano Rodrigues, que coordenou o desenvolvimento da seção.
Outro destaque de 2013 foi a página Sugarcane.org, criada para atender ao público internacional com informações exclusivamente em inglês, focadas principalmente nos públicos da União Europeia e dos Estados Unidos. O site registrou crescimento de 110% na comparação com o número de visitas do ano anterior.
Ao longo de 2013, a equipe editorial da UNICA produziu e publicou mais de 270 notícias e mais de 100 releases para abastecer os diversos sites administrados pela entidade. “A produção diária de conteúdo, abordando especialmente as ações da UNICA, é uma ferramenta para disseminar as principais atividades e iniciativas, mantendo os pontos de vista da entidade sempre presentes perante nossos parceiros, associados e o público em geral,” explica o diretor de Comunicação Corporativa da UNICA, Adhemar Altieri.
A participação da UNICA também atingiu patamares relevantes nas principais redes sociais. Os perfis da entidade no Twitter são seguidos por mais de 5.000 pessoas, os canais no YouTube passaram de 85.000 visualizações e no Facebook são mais de 7.000 fãs.