Mercado

Algenol pode ser aliada na produção de etanol no Brasil

img9128

A empresa de biotecnologia que usa microalgas para produção de etanol, Algenol, estuda a possibilidade de vir para o Brasil em parceria com Edmundo Coelho Barbosa, presidente executivo do Sindalcool — Sindicato da Industria de Fabricação de Álcool do Estado da Paraíba. A tecnologia patenteada pela empresa, usa microalgas geneticamente modificadas dentro de uma câmara clara numa solução de água do mar, que atravéz do processo de fotossíntese quebra as moléculas de dióxido de carbono para produzir o biocombustível.

Considerada no mercado americano como uma das novas soluções para a alta demanda dos próximos anos por biocombustíveis, a tecnologia de algas pode também fazer parceria com as usinas brasileiras de etanol de primeira geração, e ser aliada na eliminação do CO2 decorrente da fermentação.

De acordo com Barbosa, a produção de etanol através do processo desenvolvido pela Algenol é uma opção de avanço tecnológico para o Brasil. “A utilização dessa tecnologia deverá ser adotada como um meio complementar, pelas usinas e destilarias, para maior obtenção de seus investimentos, e a ANP já manifestou receptividade à idéia”, afirma.

img9130

Paul Woods, fundador e presidente da Algenol disse estar muito satisfeito com a possível vinda da Algenol ao Brasil.

“Nós temos trabalhado em parceria com Edmundo por mais de um ano e esperamos levar a Algenol ao Brasil em breve com sua ajuda”, disse.