

A RFA- Associação de Combustíveis Renováveis em parceria com o NREL- Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos, anunciaram nesta terça-feira dia 15 de outubro, resultados de um estudo que mostra que não há praticamente nenhuma diferença entre E15 e E10 – 15% e 10% de mistura de etanol na gasolina respectivamente – em qualquer resultado na performance dos automóveis, e nem prejudica seus motores.
O estudo refuta resultados anteriores feitas pelo CRC- Conselho de Pesquisa e Coordenação dos Estados Unidos, que previam que os carros iriam experimentar uma falha de motor quando estivessem operando com E15.
“A conclusão anterior que os motores iriam falhar com o E15 não foi comprovado pelos nossos dados “, diz o relatório.
A NREL avaliou os efeitos do E15 em carros fabricados a partir de 2001 e foi constatado que veículos mais novos estão bem equipados para se adaptar ao teor de etanol em ambos os E10 e E15.
Este estudo, de acordo com especialistas, além de demonstrar a eficácia do E15 é um ponto a favor dos defensores dos biocombustíveis na guerra com as refinarias americanas, que continuam a fazer propagandas enganosas para desmoralizar altas concentrações de etanol na gasolina.