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Mais tecnologia nas distribuidoras de combustível para segurar cliente

Na briga pela fidelidade dos grandes clientes, as distribuidoras de combustível estão valendo-se de tecnologias de informação como o roteirizador – ferramenta de gestão usada no transporte rodoviário de cargas. Shell, BR, Ipiranga e Texaco estão entre as empresas do setor que apostam nos roteirizadores como forma de conquistar os clientes e aumentar as vendas.

Os programas de roteirização permitem definir previamente os trajetos mais eficientes para os caminhões nas estradas, o que reduz custos. A estratégia das distribuidoras é oferecer a ferramenta como um benefício adicional aos programas de fidelização mantidos com grandes transportadores de cargas. É o que a Ipiranga já faz.

Uma das pioneiras no uso de roteirizadores entre as distribuidoras, a Ipiranga disponibiliza o serviço de roteirização de forma gratuita às empresas de transporte de carga que participam do seu programa de fidelização, chamado de CTF Ipiranga. O CTF, iniciais de Controle Teleprocessado de Frotas, é uma tecnologia desenvolvida pela empresa homônima e que é instalada nos veículos e nos postos, possibilitando ao transportador controlar o abastecimento e a movimentação da sua frota.

A BR e a Texaco estão desenvolvendo roteirizadores para oferecer às transportadoras de cargas nos próximos meses, como serviço adicional em seus programas de fidelização, o CTF BR e o Frota Estrela, respectivamente. O roteirizador define o percurso rodoviário a ser feito pelo caminhão e indica postos de abastecimento da bandeira da distribuidora que está oferecendo o serviço.

Diferente das outras distribuidoras, a Shell não vincula o uso do seu roteirizador à participação do cliente no seu programa de fidelização, o Shell Monitor. Desde novembro do ano passado, a Shell está vendendo os serviços de roteirização não só para os seus clientes mas para todos os transportadores interessados. Rogério Ludorf, diretor de marketing da Shell para a América Latina, diz que o acesso ao roteirizador é feito pelo portal de transportes da distribuidora e o usuário paga R$ 100 por mês para usar o programa.

A ferramenta permite definir pontos de origem e destino, indicar paradas para descanso, pontos de carga e descarga e postos de abastecimento de combustível de bandeira Shell. Segundo Bianca Mascaro, responsável pelo desenvolvimento do roteirizador da Shell, o programa dá a opção à transportadora de traçar a rota mais rápida ou a mais econômica. Também é emitido um relatório gerencial com informações como o tempo a ser dispendido na viagem e os gastos com combustível e pedágio. As informações dão condições à empresa de melhor calcular os custos do frete.

Ludorf disse que a meta da Shell é garantir cerca de 620 usuários para seu roteirizador, que custou R$ 100 mil para ser desenvolvido, em dois ou três anos. “Se 10% dos usuários se tornarem novos clientes dos postos Shell nas rodovias haverá um incremento de 15 a 20 milhões de litros por ano nas vendas da nossa rede”, estimou Ludorf.

Por trás dos roteirizadores, existem bases cartográficas que valem-se de mapas digitalizados. “Os serviços de digitalização de mapas melhoraram muitos nos últimos anos”, avalia Guilherme Gomide, diretor-geral da Maplink, empresa que desenvolve e presta serviços de roteirização. Foi a Maplink que desenvolveu o roteirizador da Ipiranga.

Além de criar soluções para terceiros, a Maplink oferece serviços de roteirização para transporte de cargas via internet, cobrando R$ 59,40 por semestre (R$ 9,90 por mês). A Maplink também fechou parceria com o portal “o carreteiro” para oferecer serviços de roteirização. Outra empresa de tecnologia que presta soluções de roteirização para o transporte de cargas é a BR Express, de São Carlos (SP).

“O roteirizador é um benefício adicional que oferecemos ao cliente”, diz Felipe Pena, analista de produtos da Ipiranga. Gustavo Timbó, gerente de marketing de transporte da BR Distribuidora, disse que no primeiro trimestre de 2004 estará disponível para as transportadoras de carga inscritas no progama de fidelização da BR (o CTF BR) um roteirizador. Segundo Timbó, em uma segunda etapa a BR irá disponibilizar no seu site uma versão simplificada do roteirizador para outros clientes.

O caso da Texaco é semelhante. Hilbernon Silva, gerente de programas de marketing da distribuidora, disse que em quatro meses a Texaco deverá implantar um sistema de roteirização para as empresas de carga que utilizam o programa de fidelidade Frota Estrela. O programa conta com 47 postos cadastrados e 10 transportadoras com frota de 120 caminhões. O maior cliente do Frota Estrela é a Cooperativa Agropecuária de Cascavel (Coopavel).

Os investimentos das distribuidoras nesta área mostram que ainda há grande potencial de crescimento no uso dos roteirizadores no país. Pesquisa da Confederação Nacional dos Transportes (CNT), realizada em 2002 com 564 empresas, indicou que somente 4,7% dos transportadores de carga no Brasil usam o recurso da roteirização. Na Europa e Estados Unidos, o uso da ferramenta é comum.