Mercado

SJC Bioenergia inaugura usina de etanol em Goiás

SJC Bioenergia inaugura usina de etanol em Goiás

Em um momento de crise, onde só se fala de endividamento e necessidade inviabilizada de expansão no setor sucroenergético, a SJC Bioenergia, joint venture formada em setembro de 2011 pela multinacional de alimentos Cargill e o grupo sucroenergético USJ, inaugura nesta quarta-feira, 2/10, sua segunda unidade. Trata-se da Usina Rio Dourado, localizada em Cachoeira Dourada, no sul de Goiás, a 240km de Goiânia.

Com investimentos de R$ 500 milhões, a unidade vai se dedicar à produção de etanol e energia. A capacidade de produção anual será de 220 milhões de litros de etanol, hidratado ou anidro, sendo este por meio de um sofisticado sistema de desidratação via peneira molecular. Com o volume, a unidade produzirá combustível suficiente para movimentação de 200 mil veículos anualmente. Com capacidade de geração 230 mil MW/ano, a Usina Rio Dourado manterá a autossuficiência e comercializará um excedente de 150 mil MW/ano, iluminando a vida em 25 mil lares de brasileiros.

De acordo com o diretor responsável pela SJC Bioenergia, Ingo Kalder, a instalação de uma nova unidade processadora de cana-de-açúcar é importante, pois excede os fins para a qual foi construída. “Além da produção de etanol e geração de energia, o empreendimento traz desenvolvimento e trabalho para a região. No município vizinho de Quirinópolis, onde a SJC Bioenergia também está instalada e opera a Usina São Francisco desde 2007, os resultados são animadores”, ressalta.

Com o início oficial das operações da Usina Rio Dourado, Goiás passa a ter 37 usinas em atividade no Estado, responsáveis pela criação de 100 mil empregos diretos e indiretos no setor sucroenergético.

img8567