

A França, segunda maior fabricante de biocombustíveis na União Européia, depois da Alemanha, pretende elevar para 7% limite que havia sido pré-aprovado em 6% semana passada pelo Parlamento Europeu, como meta de uso de biocombustíveis nos transportes da Europa.
O Ministro da Agricultura francês Stephane Le Foll disse à imprensa na terça-feira, dia 17, que teme que níveis mais baixos da mistura de etanol na gasolina leve a fechamento das unidades produtoras no país.
Inicialmente os biocombustíveis feitos a partir de culturas alimentares, como cereais, açúcar e óleos vegetais, chamados biocombustíveis de primeira geração, seriam os fornecedores da maior parte do combustível com 10% de mistura, a ser utilizado no transporte europeu até 2020, mas existe um temor por alguns grupos, que os biocombustíveis deixem os alimentos mais caros.
Mesmo em meio à especulações sobre mudanças nas leis sobre biocombustíveis, a França vai lutar pelo aumento na meta, para assegurar suas unidades produtoras, disse o ministro.