Mercado

Empresas americanas devem participar de leilão do pré-sal

O secretário de Energia dos Estados Unidos, Ernest Moniz, veio ao Brasil na sexta-feira passada para estimular parcerias entre empresas dos dois países e ajudar nos preparativos da visita oficial que a presidente Dilma Rousseff fará a Washington, em outubro.

Após um almoço de trabalho com dezenas de empresários e executivos, na sede da Confederação Nacional da Indústria (CNI), ele disse que espera uma “participação competitiva” de empresas americanas nos leilões do pré-sal e de áreas de xisto. Eles estão previstos para outubro e novembro.

Moniz se viu forçado a dar explicações sobre a ameaça de novas barreiras comerciais ao etanol brasileiro. O Congresso dos Estados Unidos discute um projeto de lei que recria o subsídio de US$ 0,45 por galão para produtores internos e aplica taxa de US$ 0,54 para galão importado.

O secretário americano se reuniu com os ministros Antônio Patriota (Relações Exteriores) e Edison Lobão (Minas e Energia). Fora de sua agenda oficial, jantou com o ministro Aloizio Mercadante (Educação) e com a presidente da Petrobras, Graça Foster.