Mercado

Cotação é a mais alta desde a guerra do Iraque

A expectativa de queda nos estoques norte-americanos de petróleo fez com que os preços da commodity subissem para o maior patamar desde o início da guerra do Iraque, em março, segundo analistas do setor. O barril tipo Brent para entrega em janeiro teve alta de 4,89% na Bolsa Internacional de Petróleo de Londres (IPE, na sigla em inglês), negociado a US$ 30,47. Na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o barril tipo WTI para entrega em dezembro registrou valorização de 4,88%, vendido a US$ 33,28.

De acordo com os especialistas, os negociadores prevêem uma queda nas reservas norte-americanas de combustíveis. O Departamento de Energia dos Estados Unidos (DOE, na sigla em inglês) e o Instituto Americano de Petróleo (API, na sigla em inglês) divulgarão hoje relatórios sobre as situações das reservas do país.

Além disso, há também uma expectativa em relação à próxima reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep). O ministro das Minas e Energia venezuelano, Rafael Ramirez, afirmou que o cartel poderá cortar as cotas de produção na reunião do próximo dia 4 de dezembro.