Mercado

Rússia prepara mudanças no regime de importação

A Russian Sugar Information (RSI) afirmou que o Ministério do Desenvolvimento Econômico e Comércio preparou um esboço para o regime de importação de açúcar em 2004, baseado em tarifa única e no ajuste automático a cada dois meses. No entanto, a RSI afirma que a proposta tem deficiências que podem interferir na sua implementação. As tarifas de importação estão baseadas em ajustes automáticos nunca usados antes no país, podendo encontrar resistência legal. Além disso, o regime poderá ser baseado em dólar, quando os novos código alfandegário e regime cambial são balizados em euro.

Também há referência ao contrato n.º 11 de açúcar bruto na bolsa de commodities de Nova York, mas não há especificações sobre como os indicadores serão usados no cálculo. O esboço poderá ser analisado na próxima reunião da Comissão de Medidas Protecionistas em Comércio Exterior.

Em setembro, a Rússia importou 176.645 toneladas de açúcar, equivalente bruto, 6,3% abaixo das 188.563 toneladas do mesmo período do ano passado, de acordo com a F. O. Licht. O total importado na safra 02/03 foi de 4,937 milhões de toneladas, 3% abaixo dos 5,098 milhões do período 01/02. O Brasil foi o maior fornecedor de açúcar bruto, com 1,983 milhão de toneladas, 22% abaixo dos 2,544 milhões da safra 01/02.