Mercado

Açúcar: exportação deve atingir de 20,92 mi de t em 10 anos

Em dez anos, o Brasil deverá produzir 33,74 milhões de toneladas de açúcar e 26,44 bilhões de litros de álcool a partir de uma safra de 572 milhões de toneladas de cana-de-açúcar. A estimativa é do consultor Plínio Nastari, da Datagro.

Segundo Nastari, do total produzido de açúcar, 20,92 milhões de t serão exportados e 12,82 milhões de toneladas serão consumidos no mercado interno.

Os dados do mercado interno foram calculados considerando um aumento de consumo de 1,55% ao ano (menor que a considerada atualmente, de 2,1% ao ano), um aumento do consumo per capita dos atuais 53,8 kg/ano para 57,5 kg/ano e um crescimento na utilização de açúcar para geração de produtos sucroquímicos.

No mercado externo, Nastari acredita que o Brasil conserve, daqui a dez anos, a fatia que possui hoje dentro do mercado mundial, de 40%. “A reforma do regime açucareiro europeu pode abrir uma janela de oportunidade para os exportadores brasileiros”, disse ele.

A expectativa é de que as exportações européias caiam cerca de 4,57 milhões de toneladas por ano, espaço que poderá ser ocupado pelo Brasil.

Banner Evento Mobile